Blog

Qual a importância de utilizar um CRM?

Um atendimento personalizado é, de fato, um diferencial muito valorizado pelos clientes atualmente. Na hora de se relacionar com o cliente de forma individualizada é preciso contar com o auxílio de algumas estratégias e ferramentas.

Nesse cenário, vamos falar sobre a importância do CRM (Customer Relationship Management), que é mais do que um software: é uma metodologia que gerencia o cliente colocando-o como foco principal dos processos do negócio.

Qual é a importância do CRM para as empresas?

Facilita a coleta de dados

A primeira vantagem da utilização de uma ferramenta CRM é a possibilidade de registrar em um único local todas as informações relativas aos contatos com os clientes. Dessa forma a empresa desenvolve uma base de dados de clientes para basear suas estratégias. Além disso, os colaboradores estarão munidos de informações para dar continuidade aos atendimentos de forma personalizada.

Otimiza as estratégia de contato, relacionamento e vendas

A organização de todos os contatos e das informações relacionadas a cada um auxilia as equipes de vendas, que conseguem identificar com mais facilidades os contatos que mais compram, os que fizeram alguma reclamação, os que estão distantes, os aniversariantes do mês, entre muitos outros dados relevantes.

Saber com quem está falando é fundamental para melhorar o atendimento e otimizar as vendas, uma vez que a equipe já terá a informação dos contatos mais propensos à compra e suas preferências de produto.

Automatiza os processos

A falta de processos automatizados dificulta a aplicação das estratégias de relacionamento com o cliente, uma vez que há uma grande quantidade de dados e comunicação personalizada para cada grupo de clientes.

Utilizar uma ferramenta de CRM automatiza a identificação dos diferentes tipos de clientes e facilita a comunicação com eles.

Quais são os tipos de CRM?

Operacional

Esse tipo de CRM é voltado para canais de relacionamento, como os setores de pós-venda, suporte, help desk. Algumas das responsabilidades do CRM operacional são:

  • garantir eficiência no atendimento;
  • detectar erros nos processos;
  • resolver problemas dos clientes;
  • diagnosticar e encontrar soluções nos problemas de entrega de serviços;
  • descobrir falhas em produtos;
  • reunir sugestões e reclamações, separando as que fazem sentido para a empresa e para os clientes em geral.

Analítico

Tem o objetivo de analisar dados e informações, gerando relatórios e segmentando clientes de forma a identificar oportunidades, deixando os contatos do time comercial mais personalizados.

Colaborativo

Compartilha as informações sobre o cliente — com base nas interações e nos contatos — com toda a equipe, garantindo alinhamento dos times.

Estratégico

Trata da execução de ações para chegar a um objetivo. Consiste em colocar em prática os 3 tipos anteriores (operacional, analítico e colaborativo) de maneira integrada.

Conseguimos perceber um pouco da importância do CRM em uma empresa quando falamos sobre relacionamento com o cliente, fidelização, otimização de vendas, aplicação de estratégias de marketing e comunicação direcionada, segmentação de público e ações integradas entre os times. Todas essas ações somente são possíveis por meio de utilização de um CRM.

Gostou de saber um pouco mais sobre a importância do CRM? Já utiliza esse recurso na sua empresa? Deixe um comentário e compartilhe conosco a sua experiência no assunto!

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia