Blog

Sistema de gestão de estoque: vale a pena ter um no e-commerce?

O sistema de gestão de estoque tem como principal finalidade automatizar o processo de entrada, saída e controle de mercadorias. Muitos empreendedores que atuam no universo virtual acreditam que, por não terem uma loja física, não precisam investir nesse sistema.

Contudo, o correto controle do estoque é uma das bases do sucesso de uma empresa e, portanto, deve fazer parte do planejamento de todas as organizações. Ainda tem dúvidas se vale a pena ter um sistema de gestão de estoque no seu e-commerce? Então continue lendo e descubra os benefícios de contar com um!

Satisfação e fidelização do cliente

Imagine a seguinte situação: um cliente precisa de seu produto para determinada data. Ele entra em seu site, encontra o produto, confere o prazo de entrega e constata que está dentro do que ele pode esperar. Sendo assim, conclui a compra.

Você recebe o pedido e na hora de prepará-lo para o envio percebe que a mercadoria está em falta. Essa situação, além de prejudicar e gerar uma grande insatisfação no cliente, ainda pode fazer com que ele nunca mais faça negócios com a empresa.

Isso porque, quando uma pessoa compra pela internet, ela espera receber em sua casa, no prazo determinado, o produto escolhido. Quando isso acontece: bingo! Cliente satisfeito!

Para que erros não ocorram, o estoque precisa ser atualizado constantemente, em tempo real. Por isso, o sistema se torna tão importante para um e-commerce.

Redução de erros

Assim como um cliente pode comprar um produto que não esteja disponível, um estoque sem controle permite também que outros erros aconteçam e prejudiquem a receita da empresa.

O mais comum deles ocorre quando há produtos em estoque, mas que não constam na planilha ou nas anotações da organização. Essa situação pode ocasionar inúmeros prejuízos, principalmente quando os produtos são perecíveis ou têm um curto prazo de validade.

Organização do e-commerce

Muitos empreendedores que têm um e-commerce trabalham sozinhos, ou com um número reduzido de pessoal. Sendo assim, o tempo é dividido entre todas as atividades administrativas da empresa, como o financeiro, marketing, vendas, estoque etc.

Para otimizar o escasso tempo, a melhor alternativa é automatizar os processos. Além de tornar o trabalho mais rápido, diminui os riscos de erro e mantém a empresa organizada.

Eficiência e economia a partir do sistema de gestão de estoque

O sistema de controle de estoque gera um custo adicional para a empresa, que ela não teria caso controlasse todos os produtos em um caderno ou em planilhas.

Entretanto, se a organização analisar todos os fatores positivos provenientes de contar com essa tecnologia, como o trabalho reduzido, redução de erros, clientes satisfeitos e empresa organizada, perceberá que o custo-benefício vale a pena.

Como vimos, contar com o auxílio de um sistema de gestão de estoque é fundamental para todas as empresas que buscam fidelizar e atender as necessidades dos clientes. Além disso, uma empresa organizada permite que os colaboradores direcionem os esforços para o que realmente é produtivo, aumentando as chances de sucesso.

E então, gostou do post sobre sistema de gestão de estoque? Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto ou gostaria de contar com a ajuda de uma empresa especializada em e-commerce para alavancar o seu negócio, entre em contato com a Agência R8, especialista em desenvolvimentos de sites, e-commerce, hospedagens, SEO, adwords, marketing digital e muito mais!

Comente a matéria abaixo

Compartilhe esta notícia